quinta-feira, 29 de abril de 2010

Evitando Escaras

A PELE

A pele é uma parte importante do nosso corpo, desempenhando várias fnções importantes para sobrevivência:
Proteção - A pele nos protege dos agentes químicos e físicos a que estamos sujeitos em nossa vida diária, tais como bactérias, sujeiras, objetos externos, atc.
Sensibilidade - As sensações do toque, de dor, de calor ou frio se dão através de terminações nervosas da pele. Regulação de liquidos corporais e da temperatura - Glândulas sudoríparas estão sempre produzindo águas e sais, trocando conteúdo de fluidos do corpo. 

A pele é constituída por 2 tipos de tecidos:


  • A Epiderme - É formada por uma parte externa de células mortas e de uma parte interna de células vivas.

  • A Derme - É feita de um tecido fibroso grosso que fornece força e elasticidade.
O que é uma Escara?

A circulação adequada do sangue no seu corpo é fundamental para manter a sua pele viva. Quando a circulação é interrompida por tempo prolongado, as células morrem e surgem ferimentos, chamadas de escaras ou úlceras de pressão. A causa mais comum dessas feridas é a pressão do colchão da cama, de um assento de cadeira ou de alguma superficie dura sobre a pele. Quando se fica muito tempo em uma mesma posição, a pressão sobre a pele aumenta, ao mesmo tempo, o peso do corpo empurra os ossos contra os vasos sangüinios que alimentam a pele com nutrientes e oxigênios. O resultado dessa pressão de fora para dentro e vice versa, é que o sangue para de circular naquela árera. A pele morre e se forma uma ferida - A Escara.

Locais onde as escaras são mais comuns

Essas feridas surgem geralmente nas regiões do corpo onde os ossos são pouco protegidos por músculos e podem ser tocados com facilidade. Além da pressão, outros fatores influenciam a formação de escaras.


A imagem exibida da escara não é minha.

2 comentários: