segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Médula espinhal

A Médula espinhal

Logo após a lesão, sua médula espinhal deixa de realizar as funções durante um período de tempo (semanas ou meses). Todos os reflexos abaixo do nível da lesão estarão ausentes durante esse tempo, que é denominado choque medular. O retorno dos reflexos abaixo do nível da lesão marca o final do choque medular. Neste momento, o seu médico pode determinar se a sua lesão está se comportando como uma lesão completa ou incompleta.

O que é uma lesão completa e incompleta?

A lesão é completa quando não existe movimento voluntário - ou seja, movimento que você mesmo ordena que sejam feitos - ou sensação abaixo do nível da lesão. A lesão é incompleta quando você ainda tem algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão, ou quando alguns movimentos ou sensações vão retornando pouco a pouco durante vários meses. Freqüentemente, só o tempo pode dizer com certea o quanto a médula foi afetada. Se a lesão for imcompleta, alguma sensação ou movimento poderá retornar. Porém, ninguém pode determinar se isso acontercerá com você ou, em caso de algum retorno de sensação e/ou movimento, ninguém pode determinar o quanto esse retorno será funcional.

A Recuperação

O tratamento deverá ser iniciado imediatamente. Haverá orientações voltadas para atividades e exercicicios, trabalhando o que você apresenta no momento atual (o seu quadro neurológico). Se você desenvolver alguma sensação e/ou movimento, a sua equipe de reabilitação desenvolverá novas metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário